Imagem capa - Por que eu fotografo! por Greice Nichele

Por que eu fotografo!



O-lá!!! Tudo bem com você?!


Está vendo essa foto aqui?
Então! Essa é a foto da “Greice Reinando”. E esse é um dos principais motivos pelo qual eu fotografo! 


Calma! Deixa eu explicar...


Quando eu era criança, na idade dessa foto, eu costumava ver fotos minhas bebê, e abria o berreiro, querendo voltar a ser neném de novo! Depois, conforme fui crescendo, eu via essa foto aí, e dizia que era a "Greice reinando", porque esse foi um desses momentos em que eu queria ser bebê! Então, essa fotinho aí, marcou muito a minha vida e a minha história!


Desde que me conheço por gente, a fotografia faz parte da minha vida. Lembro de uma noite em que meus pais tinham comprado um flash para a câmera Kodak Instamatic que eles tinham – e que hoje faz parte da minha pequena coleção de câmeras. Parecia um cubo de gelo e, se não me engano, aquele flash poderia ser usado somente para 4 poses. Então, eles resolveram usar para fazer algumas fotos noturnas... Lembro de ser fotografada pelo meu pai, com minha mãe no sofá de couro preto que não existe mais. Depois, a mãe foi fazer foto do meu irmão dormindo de bruços com a boca aberta e o braço pendurado para fora da cama. Na sequência, foi a vez da minha irmã, que também estava dormindo com o cabelo quase cobrindo o rosto. E como eu não queria dormir, a minha foto foi apertando os olhos na cama, fingindo que estava dormindo. São lembranças incríveis essas. E eu sei que se eu chegar hoje na casa dos meus pais e falar da história dessas fotos, eles vão correr e pegá-las para reviver aquele dia.


Quando comecei a fotografar meu filho, meu filho, ele não tinha a menor noção do que é uma fotografia. Mas sorria e ficava olhando para a câmera. Ele olhava as imagens e se reconhece nelas. Ele sorria quando via uma foto dele e se mostrava desinteressado quando outra pessoa era o assunto da foto. Hoje, com três anos, ele já gosta de fazer poses, de pegar meu celular para fazer selfies, e até brinca que está fotografando também. Futuramente, quando ele for maior e puder entender, vou poder contar a ele sobre as histórias que tem por trás de cada uma daquelas imagens. E sei que ele vai gostar de saber e vai se divertir também. Até que ele mesmo tenha suas próprias histórias para contar depois.


A fotografia para mim é isso! É a memória, o sentimento, a história que passa de geração para geração. E eu fotografo, não só para contar a minha história, mas porque amo ver no rosto dos meus clientes a alegria de um momento único registrado que vai servir também para contar a história deles. Eu fotografo, porque me encanta fazer parte desses momentos e me realizo quando posso trazer um pouquinho de felicidade para as pessoas que passam por minhas lentes!