Ensaio Newborn - Que Cuidados Devemos Ter?
O que conhecemos hoje por Ensaio Newborn Tradicional – aqueles das poses lindas com os bebezinhos dormindo – teve origem com a fotógrafa australiana Anne Guedes e rapidamente se popularizou em muitos países, inclusive no Brasil.
Só que, o que muita gente não sabe – ou não se dá conta - é que os profissionais que fazem esse tipo de foto precisam ser extremamente qualificados e possuírem vários cursos que abordam, não somente a fotografia em si, mas principalmente a fisiologia e as etapas do sono dos bebês.
Conforme texto publicado no Blog Roteiro Baby (http://roteirobaby.com.br/2014/11/fotografia-newborn-pode-comprometer-articulacao-dos-bebes.html#.Wvnbj4gvyUk) em 2014, “muitas vezes nós não pensamos que uma pose (...) não é natural em um bebê de poucos dias, e que pode machucar as articulações tão “verdes” dos pequeninos.”
Os cuidados para esse tipo de fotografia, são muitos, e vai desde a higienização de todo o material utilizado, do ambiente, dos profissionais (fotógrafo e assistente), passando ainda pela temperatura adequada, pausas para trocas e amamentação, utilização de luz natural ou contínua, e principalmente a fisiologia para montagem correta das poses.
Existem muitas postagens de textos e vídeos na internet fornecendo dicas (irresponsáveis) de como fazer esse tipo de ensaio. Fazer esse tipo de ensaio você mesma, ou com um profissional não qualificado, pode colocar em risco a vida do seu bebê!
Então, segue aqui alguns cuidados básicos que você precisa ter na hora de contratar um Ensaio Newborn Tradicional:
1 Nunca, jamais, em hipótese alguma, tente fazer você mesma esse ensaio! Mesmo tomando todos os cuidados que você como mãe tem com seu bebê, ele ainda é muito frágil, e um posicionamento errado pode ser extremamente arriscado!
2 Desconfie de preços muito baixos! Um profissional qualificado, investiu muito em treinamento para garantir a segurança do seu filho na hora do Ensaio. A fotógrafa Letícia Balioni, em entrevista para o Blog Virei Mamãe (http://vireiimae.blogspot.com.br/2016/04/ensaio-newborn-sem-riscos-para-o-bebe.html), cita “Fotografar recém-nascidos não é brincar de boneca e não é algo que deve ser feito de qualquer jeito. Existe todo um caminho, é um trabalho com princípios de muito amor e carinho, é um momento de conexão com uma nova vida, uma vida tão preciosa e tão frágil, é um dom, e não é para qualquer um!”
3 Cuidados com a higiene! Não somente o ambiente, mas todos os props (assessórios utilizados) devem ser rigorosamente higienizados antes de cada sessão. Os profissionais (fotógrafo e assistente) devem estar de cabelos presos e, de preferência usando protetores de pés (propé), não utilizando calçados, não devem estar doentes (mesmo um resfriado pode ser transmitido ao bebê) e usar sempre álcool gel antes de manusear o bebê.
4 Temperatura. O ideal é que o ambiente onde o bebê será fotografado, esteja entre 28 e 30 graus. Mas tanto pais quanto fotógrafo devem ficar atentos a qualquer sinal de desconforto do bebê.
5 Luz natural ou contínua. O ideal para esse tipo de ensaio é o uso da luz natural ou contínua. Não que o flash não possa ser usado, mas não é o mais recomendado. Como a maioria dos órgãos do bebê ainda estão em formação nesses primeiros dias de vida, se o bebê já tem uma alteração prévia nos olhos, o uso do flash pode desencadear problemas futuros conforme colocou o oftalmologista Tarcísio Shirmberckem entrevista ao Portal EBC (http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2015/08/oftalmologista-esclarece-e-possivel-que-bebe-fique-cego-apos-foto-com).
6 Quem manda no ensaio é o bebê! O tempo do bebê precisa ser estritamente respeitado. É ele quem manda no ensaio. Se ele estiver com fome, pausa a sessão e deixe-o mamar! Necessidades? Pode acontecer inclusive no meio da sessão! Ele não quer dormir? Respeite! E se for necessário reagende a sessão para o dia seguinte.
Procure sempre ficar atento antes de agendar uma sessão de Newborn Tradicional. Pesquise, informe-se e principalmente: não coloque a vida do seu filho em risco!
Ah! Você deve estar se perguntando, porque usei o termo “Tradicional” ao falar do Ensaio Newborn, não é? É porque existe um outro tipo de Ensaio Newborn, que é menos invasivo e não atrapalha a rotina do bebê: o Lifestyle. Mas isso é assunto para a nossa próxima postagem!